A Indústria 4.0 e a Gestão da Qualidade – Desafios e Perspectivas – parte 2 de 4

Na esperança de que todos e todas estejam bem e saudáveis, continuamos agora nossa publicação anterior, publicando o primeiro capítulo dessa série que terá como objetivo apresentar aos leitores a caracterização do sistema produtivo na Indústria 4.0 apresentado pelos autores Tropia, Silva e Dias (2020), que organizam o tema em 4 dimensões, a saber: (a) Relações na cadeia produtiva; (b) Organização da empresa; (c) Organização da produção e (d) Organização do trabalho. Boa leitura!

  • Relações na cadeia produtiva

Os impactos dessa nova era na cadeia produtiva já são perceptíveis, pois empresas já estão considerando o estilo de vida dos clientes e suas relações sociais para o levantamento de informações importantes no desenvolvimento e oferta de produtos com importante grau de customização. Com relação aos fornecedores e prestadores de serviço, a integração busca cada vez mais a “horizontalização” das cadeias de suprimento, com importantes ferramentas eletrônicas de integração de informações e alinhamento estratégico de recursos tecnológicos. Como exemplos podemos observar sistemas comuns entre os parceiros da cadeia de suprimentos que promovem a gestão de estoques e logística – realidade essa já vivida hoje por várias companhias.

 

  • Organização da empresa

Nessa dimensão, segundo os autores, integração também é a palavra da vez. Tanto no aspecto vertical, como no horizontal, estruturas organizacionais devem desfrutar de sistemas de informação inteligentes que permitirão o acompanhamento simultâneo e atualizado de dados que poderão ser utilizados por todos os setores da empresa, incluindo o desenvolvimento de produtos. A integração entre os diferentes softwares e sistemas utilizados é o grande desafio, mas sem dúvida, um único caminho.

 

  • Organização da produção

O conceito de “Fábricas Inteligentes (SmartFactory) é aplicado em essência na dimensão organização da produção nessa 4ª revolução industrial. Nesse conceito o uso da automação e robótica é ampliado e interage com os dados dos sistemas de tecnologia e informação, de forma a manter e aperfeiçoar, com auxílio de inteligência artificial, processos e produtos, assegurando a qualidade e o controle do processo e permitindo, inclusive, um alto grau de customização dos produtos em relação aos requisitos dos clientes. Essa interação entre máquinas e clientes amplia-se também a aspectos de sustentabilidade, buscando o uso racional de recursos produtivos.

 

  • Organização do trabalho

A integração com as tecnologias, a ergonomia e a mudança da competência requerida aos trabalhadores são aspectos fundamentais das mudanças que estão chegando. A capacidade de integração com os sistemas cyber-físicos de forma a operá-los e assegurar o seu adequado funcionamento será uma demanda. Segundos os autores, o trabalho deverá deixar de se apoiar em tarefas específicas, mas sim, ter uma visão holística e interdisciplinar. Nesse cenário, competências como a capacidade de pensamento complexo, abstração, habilidade na resolução de problemas e ainda a capacidade de visão de processos sobrepostos ditarão os processos de contratação e, consequentemente, de formação profissional.

Estamos a caminho… e na torcida para que a integração, palavra chave desse novo modelo, estenda-se de forma similar às pessoas e à sociedade – pois parece que estamos precisando. Não perca a continuidade no próximo artigo.

 

Referências:

Tropia, C. E. Z; Silva, P. P e Dias, A. V. C. (2017) Indústria 4.0: Uma caracterização do sistema de produção – trabalho apresentado no XVII Congresso Latino-Iberoamericano de Gestion Tecnológica.

Kagermann, H., W. et al. (2013) Recommendations for implementing the strategic initiative Industrie 4.0: Final report of the Industrie 4.0 Working Group. Extraído de http://www.acatech.de/fileadmin/user_upload/Baumstruktur_nach_Website/Acatech/root/de/Material_fuer_Sonderseiten/Industrie_4.0/Final_report__Industrie_4.0_accessible.pdf

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