O sistema de gestão não tem sua conclusão no momento da certificação obtida. Ele é dinâmico e as variáveis acontecem em seu funcionamento. Pode acontecer com um sistema de gestão da qualidade, meio ambiente ou saúde e segurança ocupacional. Dificuldades e problemas podem ocorrem após a certificação, como:
- Recursos enxutos quanto ao capital humano direcionado ao sistema de gestão;
- Dificuldade com novos requisitos e novas demandas de clientes e de outras partes interessadas;
- Dificuldade na identificação de novos riscos e planejar ações para minimizar suas adversidades;
- Falta de acompanhamento no planejamento das mudanças no sistema de gestão;
- Identificação e ações para novos requisitos legais aplicáveis;
- Dificuldade em cumprir com o planejamento das auditoria internas do sistema de gestão;
- Falta de acompanhamento e ações para os objetivos do sistema de gestão.
- Redução do valor dos recursos investido no capital humano;
- Profissionais com grande experiência e capacidade técnica para manutenção do sistema de gestão;
- Acompanhamento dos plano de ação relacionados ao sistema de gestão, inclusive reclamações e melhorias sugeridas pelos clientes e outras partes interessadas;
- Monitoramento dos objetivos do sistema de gestão;
- Realização das auditorias internas;
- Acompanhamento da auditoria do órgão certificador.